x

Gentileza é a atitude para garantir mais segurança no trânsito

Esse é o foco da Semana do Trânsito no Vale do Sinos (RS), promovida pelo CFC Valderez e municípios de Novo Hamburgo, São Leopoldo, Sapiranga e Nova Hartz. Flash mob, humor e educação nas escolas estão entre as atividades programadas.

Vale do Sinos, RS (DINO) 26/09/2016

A campanha “MULTIPLIQUE GENTILEZAS – Pequenas atitudes fazem um trânsito mais seguro” tem por objetivo mostrar para motoristas e pedestres que ser gentil é a base para que as ruas sejam mais seguras.

A segurança no trânsito passa pela gentileza. Nas ruas, nas escolas, nas praças, entre as pessoas. Essa é a mensagem que o CFC Valderez quer deixar marcada na Semana do Trânsito, comemorada nacionalmente de 18 a 25 de setembro. No Vale do Sinos (RS), no entanto, as atividades se iniciaram no começo do mês, e seguirão até 7 de outubro, em parceria com secretarias e Guardas Municipais dos municípios de Novo Hamburgo, São Leopoldo, Sapiranga e Nova Hartz.

A campanha “MULTIPLIQUE GENTILEZAS – Pequenas atitudes fazem um trânsito mais seguro” tem por objetivo mostrar para motoristas e pedestres que ser gentil é a base para que as ruas sejam mais seguras. O tema está alinhado ao foco da Década Mundial de Ações para a Segurança no Trânsito – 2011/2020, que definiu para 2016 o slogan “Eu sou + 1 por um trânsito + seguro”.

O Diretor Geral do CFC Valderez, Robson Miranda, destaca que são as pequenas atitudes do dia a dia que transformam as ruas em um lugar melhor e tornam a convivência entre pessoas e veículos mais saudável. “Por isso, na Semana do Trânsito, convidamos todos que dividem as ruas para compartilhar gentilezas uns com os outros e espalhar boas atitudes”, enfatiza. A programação tem o apoio da Sinoscar, Sinosserra Consórcios, Jornal NH, Jornal VS e Valderez Corretora de Seguros.

AÇÕES NAS RUAS E ESCOLAS - Para mostrar que a gentileza é uma atitude que pode partir de cada um, diversas atividades foram programadas. Uma delas é a Blitz Gentileza é Uma Via de Mão Dupla, uma ação ao estilo flash mob, em que motoristas que pararem voluntariamente para que o pedestre atravesse na faixa de segurança serão recompensados. Ao iniciar a travessia, o pedestre para em frente ao veículo para mostrar um banner agradecendo pela atitude do condutor. Enquanto isso, uma equipe se aproxima do motorista, com balões, pequenos presentes e muita comemoração pelo gesto de gentileza.

Outra ação é a Rede de Incentivo à Gentileza, em ambientes de grande circulação de pessoas, de todos os perfis. A personagem cômica Tia Herta – alusão às origens germânicas da região do Vale do Sinos - vai bater um papo descontraído sobre gentilezas no trânsito, tirar selfies, incentivar o compartilhamento da mensagem nas redes sociais e distribuir brindes.

CRIANÇAS - Nas escolas, será realizada a Coleção de Bons Exemplos, com estudantes de 7 a 9 anos. Cada um receberá um bloco similar aos de ações entre amigos, com folhas destacáveis identificadas por boas atitudes. As crianças irão distribuir as fichas, ao longo da semana, aos adultos que derem o bom exemplo de cada folha. O objetivo é estimular a percepção sobre boas atitudes e recompensar os adultos que agem de maneira gentil.

Haverá, ainda, teatro, palestras, blitzes educativas, treinamentos de emergência, dezenas de atividades envolvendo diversos públicos. Todas as ações serão divulgadas nas redes sociais. Além disso, o CFC Valderez desenvolverá ações com seu público interno. Para multiplicar as gentilezas dentro do ambiente do CFC, um kit foi montado com materiais que permitam a troca de gentilezas entre os colaboradores.

CFC VALDEREZ - O CFC Valderez atua nas cidades de Novo Hamburgo, São Leopoldo, Sapiranga e Nova Hartz. A marca Valderez atua há mais de 45 anos na área de educação para o trânsito.
Informações de contato

Notícia em Dobro

Email

51 3035 2248 / 8484 5869