FISL na Escola: evento abre inscrições para propostas educacionais com o uso de software livre

Projetos podem ser enviados até 07/06 para o Grupo de Trabalho em Educação do Fórum Internacional Software Livre (fisl14). O evento acontece entre os dias 3 e 6 de julho no Centro de Eventos da PUCRS, em Porto Alegre.

Porto Alegre, Rio Grande do Sul, Brasil (DINO) 5/27/2013
Até 07 de junho, escolas de todo o Brasil poderão inscrever trabalhos e projetos que promovam a utilização de software livre, para serem apresentados na 14a edição do Fórum Internacional Software Livre (fisl14).
Cada escola selecionada entrará na programação do evento, junto com dois ou três palestrantes presentes em Porto Alegre, para uma interação à distância. O FISL na Escola é uma realização da ASL com apoio da Diretoria de Software do grupo Texto Livre, responsável pela equipe técnica desta programação. As escolas deverão encaminhar suas propostas até o dia 07/06 para o e-mail escola@asl.org.br.
Durante 20 minutos, a escola transmitirá uma atividade via internet – qualquer uma que possa ser filmada e que seja representativa do trabalho realizado na escola – para o evento e, em seguida, será aberta uma linha para debate, inciando-se com uma análise da atividade pelos palestrantes convidados. Os 20 minutos finais serão reservados para interação dos alunos e professores da escola com o público do fisl14.
O GT Educação formará uma comissão para escolha das escolas participantes. Os critérios de seleção terão como foco o mérito da atividade desenvolvida na escola como exemplo de utilização do software livre com fins educacionais, a distribuição das escolas pelo país, a disponibilidade técnica da escola para o evento, cujos detalhes serão conversados com a comissão durante o processo de seleção, tendo em vista garantir a oportunidade de participação mesmo para escolas com pouca disponibilidade de recursos técnicos.
Mais informações podem ser obtidas por meio do link: http://va.mu/cV3m ou com a coordenadora do GT Educação do fisl14, Ana Cristina Matte, pelo e-mail acris@textolivre.org

Sobre o Fórum Internacional Software Livre (fisl)
O Fórum Internacional Software Livre (fisl) acontece desde o ano 2000 - chegando em sua 14ª edição. É considerado o mais consolidado evento da área na América Latina e um dos maiores do mundo. Fundado nos ideais construídos inicialmente pelo físico e programador Richard Stallman e, posteriormente, pela comunidade de hackers e desenvolvedores do sistema operacional GNU/Linux, o fisl surgiu de uma mobilização em prol da luta pela liberdade e autonomia tecnológica do país. O evento é o momento de encontro físico de muitas pessoas de diversas partes do mundo que se conhecem e trabalham apenas pela internet em projetos das mais variadas temáticas. A comunidade de usuários é o coração do fisl e interage com diversos outros setores da sociedade, como a academia, profissionais, empresas, investidores, governos e sociedade civil.
As inscrições para participantes já estão abertas. Os ingressos custam de R$ 50 a R$ 280 e podem ser feitos através do site do evento (http://www.fisl.org.br).

Website: