Especialista do Sepaco participa de entrevista na Rádio Trianon

O dr. Lúcio Flávio Peixoto de Lima, pediatra e coordenador da UTI Neopediátrica do Hospital Sepaco, foi o convidado especial do programa “O Melhor para a Melhor Idade”, da Rádio Trianon AM, para esclarecer algumas dúvidas frequentes com relação aos cuidados das crianças.

São Paulo, SP (DINO) 12/4/2013
O dr. Lúcio Flávio Peixoto de Lima, pediatra e coordenador da UTI Neopediátrica do Hospital Sepaco, foi o convidado especial do programa “O Melhor para a Melhor Idade”, da Rádio Trianon AM, para esclarecer algumas dúvidas frequentes com relação aos cuidados das crianças.

Segundo o médico, a maioria das crianças que são internadas na UTI têm abaixo de 2 anos e são acometidas por problemas respiratórios, já que ainda não têm todos os anticorpos necessários e acabam sofrendo com infecções. O especialista ressalta que com medidas preventivas é possível minimizar a gravidade dessas doenças.

Os acidentes domésticos, hoje em dia, são menos frequentes, porém acontecem. Por isso, as dicas do médico são: dificultar o acesso ao fogão, evitar exposição ao álcool e não incentivar uso de fogos de artifício.

Além disso, existem os traumas crânio encefálicos, mais comuns em acidentes de carro. Neste caso, é necessário seguir rigorosamente as normas de trânsito e manter as crianças bem seguras no banco de trás em suas cadeirinhas ou com cinto de segurança.

Outro fator que o dr. Lúcio chama a atenção é sobre levar crianças ao hospital para visitar algum parente. Há dois aspectos importantes a serem destacados: o risco de contrair infecções, algo bem controlado atualmente, e o trauma que pode sofrer ao ver um parente doente. “Neste caso, a indicação é sempre preparar a criança psicologicamente sobre a situação que poderá encontrar”, ressalta.

Para finalizar o bate papo, o médico deixou o alerta sobre a importância do pré-natal, que permite acompanhar a saúde da mãe e do bebê. “Quanto antes for detectado um problema com o feto, mais precocemente é possível realizar a intervenção necessária e assim, obter maiores chances de sucesso e recuperação do pequeno”, explicou dr. Lúcio.

Sobre o Sistema Sepaco de Saúde

O Sepaco, fundado em 1956, inicialmente para atender o setor papeleiro, transformou-se em um Sistema Integrado de Saúde, agregando hospital, operadoras de saúde e unidades.

Pioneiro no controle de infecção hospitalar no Brasil, o hospital Sepaco atualmente também atende operadoras de saúde, assim como clientes particulares.

Focado em altas complexidades, o hospital está localizado na Vila Mariana, São Paulo, e possui 228 leitos, sendo 73 de UTI (40 para adultos e 33 Neopediátrica), um corpo clínico com sólida formação profissional em várias especialidades, além de contar com modernos equipamentos para diagnósticos, como tomografia, hemodinâmica e uma área própria para oncologia.

Para realização de pequenas cirurgias, com alta no mesmo dia, a instituição oferece ainda o Hospital Dia Sepaco, na região do Jardim Paulista, São Paulo/SP.

Acesse: www.sepaco.org.br

Informações de contato

Soraya Simón

Email

ACP Comunicação

11 5093-0900

Categorias Relacionadas

Saúde: Hospitais