x

Equipamentos que não podem faltar em um bom projeto de sonorização

Um som de má qualidade pode dificultar o entendimento. Já seu deu conta de que a sonorização de ambientes é mais complicado do que se imagina? Algumas informações são de grande ajuda, melhor tipo de microfone ou demais equipamentos necessários para tornar o áudio um grande aliado tudo dependem de muitas variáveis que costumam ser ignoradas.

São Paulo, SP. (DINO) 18/08/2016

Se os microfones são a alma da igreja, o amplificador é o que dará mais vida à voz captada! Através dele, o som que sai da mesa pode ser amplificado antes de chegar nas boas caixas de som.

Apesar de quase toda igreja já ter naturalmente uma bela acústica, é sempre bom investir em algo que melhore a experiência dos fiéis no culto. Nesse sentido, investir em um projeto de sonorização adequado é algo que pode deixá-los mais felizes e envolvidos com a cerimônia, afinal, a comunicação da palavra vai ficar muito mais nítida.

No entanto, mesmo com a colaboração do técnico de som, é normal ficar confuso com a quantidade enorme de aparelhos que precisam ser comprados. Então, que tal entender um pouco mais sobre o funcionamento e a utilidade daqueles que são indispensáveis para poder dialogar melhor com esse profissional? Veja neste artigo alguns dos materiais essenciais para extrair um bom áudio!  

Cabos

Se ruídos em geral acontecem com frequência no meio da sua pregação, é bem provável que os cabos estejam danificados ou sejam de má qualidade. Isso porque, esse equipamento faz a comunicação do microfone ou dos instrumentos com as caixas de som, mas - caso esteja ruim - pode captar outros ruídos elétricos e até mesmo frequências de rádio!

Então, nos negócios da música e/ou audiovisuais em geral, os cabos são vistos com muito cuidado porque podem influenciar diretamente na gravação ou reprodução de algo. A boa notícia é que, em geral, você pode encontrar vários de boa qualidade num preço bastante acessível.

Microfones

Os microfones são a alma da igreja. É por meio deles que a sua voz será captada passando a mensagem para todos os fiéis, então vale a pena investir naquele que transmita o melhor som, como o Shure Gooseneck MX418. E, num ambiente com uma acústica tão refinada, opte pelos direcionais ao invés dos condensadores!

Afinal, o microfone condensador capta todo o som do lugar, o que pode gerar ecos desnecessários que embolarão a voz. Já os direcionais, como o próprio nome diz, captarão apenas aquilo que lhe é direcionado, eliminando quaisquer outros sons como o do público presente.

Mesa de som

Não adianta ter cabos e microfones sem um lugar para conectá-los, certo? Pois é, essa é a função da mesa de som: fazer a comunicação entre os equipamentos. Ela é quem recebe o sinal do microfone ou dos instrumentos através dos cabos e o repassa para as caixas de som. Através dela, você pode equalizar o áudio para que ele fique mais agradável aos ouvidos dos fiéis, alterar o volume de cada instrumento conectado e direcioná-los para a esquerda ou direita etc.

Portanto, o aparelho funciona como o cérebro de toda a sonorização, levando cada informação a algum local específico. Aliás, também vale a pena observar a quantidade de canais que a mesa tem, pois este é o número de conexões que poderão ser feitas a ela. Ou seja, se a igreja tem 3 instrumentistas e 1 cantor, precisará, no mínimo, de quatro canais.

Amplificadores e caixas de som

Se os microfones são a alma da igreja, o amplificador é o que dará mais vida à voz captada! Através dele, o som que sai da mesa pode ser amplificado antes de chegar nas boas caixas de som como a Bose FreeSpace DS40SE perda de qualidade, se manuseado do jeito correto. Estes, por sua vez, são os equipamentos que distribuem o áudio ao redor do local, sendo sempre posicionadas de uma forma estratégica.

Por fim, vale ressaltar que tudo deve ser conversado entre você e o técnico de som da sua igreja. Afinal, é ele quem entende tudo sobre os parâmetros que compõem um bom projeto de sonorização e fará com que o dinheiro seja bem gasto. Pense que a partir da colaboração dele, todos os fiéis ficarão maravilhados com o resultado final!

A BSS|COM  projeta a experiência do cliente com base em princípios que envolvem a estrutura de suporte e das ferramentas disponibilizadas. Convidamos a todos os nossos clientes para conhecerem mais sobre o assunto em nosso blog. E nossa equipe à sua disposição.
Informações de contato

Flávia Sales

Email

11995596555