x

Entenda: o que faz uma consultoria de TI?

Como empresário você deve ter um conhecimento amplo a respeito de vários aspectos de sua empresa e em alguns casos contratar alguém que possa suprir algum déficit, algo que costuma por vezes ser confiado a uma consultoria é o TI das empresas, mas o que eles fazem? Nesse conteúdo há algumas informações que podem suprir suas dúvidas e ajudá-lo a ver se vale a pena a contratação de uma consultoria em TI.

São Paulo, SP. (DINO) 30/09/2016

Mas, afinal de contas, você sabe o que faz uma consultoria de TI e como ela pode ajudar você a impulsionar o seu negócio com qualidade e segurança?


Está cada vez mais comum, nas emergências cotidianas, a contratação de empresas especializadas para suprir uma demanda específica ou mesmo para simplificar a gestão do seu próprio negócio. Aí, entra o papel fundamental de uma consultoria de TI.

Mas, afinal de contas, você sabe o que faz uma consultoria de TI e como ela pode ajudar você a impulsionar o seu negócio com qualidade e segurança?

Para fornecer essas respostas, nós reunimos, no post de hoje, tudo o que você precisa saber a respeito do serviço terceirizado de TI para empresas. Confira!

O que faz uma consultoria de TI?

Um olhar externo, muitas vezes, pode vir carregado de boas ideias para desenvolver o seu negócio. Principalmente, quando esse olhar vem acompanhado de uma ampla bagagem do setor de atuação.

Ou, ainda, quando estamos falando de uma área específica, comum a todos os ramos e empresas de todos os portes, como a área de tecnologia da informação.

Dessa maneira, o consultor de TI pode chegar à porta da sua empresa com novas ideias, soluções diferentes, tecnologias adequadas aos seus objetivos e necessidades e boas práticas de mercado. Entre as quais, podemos citar:

Implantação de uma estrutura criptográfica;
Migração no processo de gestão documental;
Definição e mudança de softwares e sistemas;
Treinamento interno a respeito de novas tecnologias.
Tudo isso, inclusive, acompanhado de um suporte preciso e pontual, no qual os consultores amparam a empresa contratante durante todo o processo.

Como o trabalho é conduzido?

Primeiramente, é válido que a empresa reconheça suas carências e metas. Só assim um briefing inicial pode ser direcionado à consultoria de TI com exatidão.

Nesse primeiro contato com o consultor de TI, apontamos alguns elementos a se ter em mente, para tornar o processo ainda mais simplificado e objetivo, como:

Identificar e apontar as necessidades específicas do seu negócio;
A definição da necessidade de treinar e capacitar os colaboradores;
As soluções buscadas em uma consultoria de TI;
A contextualização do momento da empresa, para situar os consultores;
O alinhamento dos objetivos e valores de ambas as empresas.
Com isso, evita-se desinformações, o que agiliza o processo em direção ao sucesso de sua empreitada.

Quais são as responsabilidades de minha empresa?

Além da contratação da consultoria de TI e a viabilização das mudanças acordadas entre ambas as partes, a empresa contratante também tem um papel definitivo na condução de todo o projeto.

Afinal de contas, você está abrindo as suas portas para um novo elemento na sua rotina corporativa. Você é a figura-chave para facilitar a transição ao máximo. Foi pensando nisso que separamos algumas dicas para tornar ainda mais harmônico o processo:

Ajude o consultor a se familiarizar com sua empresa

Uma nova empresa é um ambiente envolto em mistérios para qualquer um, ainda mais considerando o papel de um consultor, tão pontual na sua estrutura organizacional.

Por isso, convém trabalhar para que essa nova figura sinta-se familiarizada o quanto antes com a sua empresa. Apresente o seu negócio as pessoas e esteja sempre à disposição para esclarecer todas as suas dúvidas.

Comunique os colaboradores de sua empresa

A transparência é essencial para que qualquer mudança, no ambiente corporativo, transcorra com a menor ocorrência de imprevistos. E isso inclui pedir a cooperação de todos.

Torne o ambiente colaborativo, faça com que todos participem da mudança e tenham um papel importante em cada etapa do projeto. Assim, os objetivos serão perseguidos com mais afinco.

Ofereça e solicite transferência de conhecimento

Trabalhar com uma consultoria de TI pode ser uma experiência enriquecedora para ambas as partes, desde que exista a transferência de conhecimento.

E isso não apenas a respeito da área de tecnologia da informação, mas em geral. Corporativamente, consultores já passaram por diversas áreas e setores, o que pode ajudar a trazer novas ideias para o seu negócio, e ampliar o repertório deles.

Invista em uma consultoria de TI

E então, ficou mais claro de que maneiras uma consultoria de TI pode ajudar a revolucionar o seu negócio? Que tal conferir o que a BSS|COM pode fazer por você? Entre em contato conosco!
Informações de contato

Flávia Sales

Email

11995596555