x

Empresas de transporte melhoram suas operações com o monitoramento embarcado

No segmento de transporte de passageiros, assaltos frequentes, vandalismos e a evasão de receitas comprometem o caixa e as operações das empresas. Um levantamento da Associação Nacional do Transporte de Cargas e Logística - NTC - diz que o roubo de cargas em caminhões aumentou 42% entre os anos de 2009 e 2014. O prejuízo total causado chegou a dois bilhões de reais em todo o país.

Rio de Janeiro, RJ (DINO) 28/09/2016

A implantação de um sistema de monitoramento embarcado é o primeiro e decisivo passo para enfrentar esses problemas.

No segmento de transporte de passageiros, assaltos frequentes, vandalismos e a evasão de receitas comprometem o caixa e as operações das empresas. Um levantamento da Associação Nacional do Transporte de Cargas e Logística - NTC - diz que o roubo de cargas em caminhões aumentou 42% entre os anos de 2009 e 2014. O prejuízo total causado chegou a dois bilhões de reais em todo o país.

Mas as empresas de carga não foram as únicas prejudicadas com essa estatística. A cadeia logística inteira, inclusive os consumidores finais, são constantemente prejudicados pelos roubos de carga.

Nesse cenário, a responsabilidade de elaborar controles eficientes para reduzir esses problemas é, em grande parte, do gestor de frotas, que costuma ser duramente cobrado nessas situações.

Contudo como gerenciar com eficiência dezenas de veículos e centenas de funcionários que atuam longe de seus olhos, reduzindo custos e melhorando a eficiência do serviço prestado?

A resposta pode ser mais simples do que parece. Pelo menos é o que pensa Alex Deluiz Santos, especialista em TI para transportes e diretor da Busvision, empresa há 21 anos especializada em soluções para monitoramento embarcado de frotas.
“A implantação de um sistema de monitoramento embarcado é o primeiro e decisivo passo para enfrentar esses problemas”, afirma Alex.

Investir para reduzir custos.

Reduzir custos é direcionar investimentos de forma inteligente, evitando tudo aquilo que compromete o lucro de sua empresa.
O investimento correto em soluções tecnológicas pode dar mais eficiência aos processos, proporcionando ganho de performance e aumento na força competitiva da companhia.

Para avaliar a efetividade do investimento, é importante ter em mente o quanto a empresa perde anualmente com desvio de receita.
“A partir desses cálculos, fica mais fácil para o gestor descobrir o quanto há disponível para investir em melhorias na empresa e quais setores carecem de otimização”, explica o especialista.

Benefícios do monitoramento embarcado.

1- Redução de assaltos: a câmera não impede, mas inibe a ação de criminosos, além de ser muito importante no mapeamento das ocorrências e identificação das linhas com maiores problemas.

2- Controle de evasão de receitas: monitora também colaboradores mal intencionados, que desviam parte do faturamento diário.

3- Melhoria no nível de serviço: Um sistema de monitoramento embarcado incentiva os motoristas e demais colaboradores a se tornarem mais vigilantes com alguns deveres, como andar com as portas fechadas, parar nos pontos corretos, etc.

4- Possibilidade de defesa em caso de acidentes: se um acidente fatal foi causado por um terceiro, isso pode ser mais facilmente apurado por meio de câmeras externas, evitando prejuízos com indenizações e auxiliando o departamento jurídico da empresa.

O custo de implementação compensa.

Gerenciar uma frota com dezenas de veículos e funcionários e não ter qualquer acompanhamento da operação é extremamente custoso para uma empresa.
É claro que a instalação de um sistema de monitoramento embarcado requer um investimento maior no início, influenciado principalmente pelo tamanho da frota. Porém, é consenso no mercado que, a médio e longo prazo, esse investimento tende a se pagar e ajudar a empresa a ter um controle muito mais efetivo de sua operação.

Acompanhe mais novidades sobre o setor de transportes no blog: http://www.busvision.com.br/blog/
Informações de contato

Alex DeLuiz Santos

Email

(21) 3083-1937