Determinação e simpatia, esse é o Divulgador

Sorriso e boa conversa é a marca inicial para cativar o cliente

Vitória/ES (DINO) 4/18/2013

Para o sucesso tem que ter compromisso, objetivos e cumprir as metas estipuladas. É de suma importância também conhecer o cliente.

Sorriso e boa conversa. De início, ao entrar em uma empresa, se pode imaginar que essas qualidades são de um Divulgador. Esse profissional é a cara da empresa. É quem faz com que o cliente conheça a instituição em que trabalha, apresente o produto e mostre a diferença que isso fará em sua vida. Na função, é exigido muito trabalho para ter um rendimento agradável e não é necessário curso específico, a pessoa pode aprender na prática.
Para ser um profissional de sucesso na área de divulgação é necessário muito mais que empatia. Há de se ter compromisso, objetivos e cumprir as metas estipuladas. É de suma importância também conhecer o cliente. Saber quem é ele, o que ele faz, suas condições, enfim, tudo o que diz respeito à vida dele para que o produto apresentado pelo divulgador se encaixe perfeitamente com o consumidor.
Cassiene Santos, hoje é Gerente de uma das maiores redes de cursos do país, a Microcamp Tecnologia. Ela trabalha na unidade da empresa em Vila Velha, uma função assumida recentemente. Antes, ela era divulgadora de muito sucesso que a levou para essa promoção. Ela conta que para ser um grande profissional de divulgação algumas regras são primordiais. “É obrigatório ter compromissos com sua meta, se dedicar e gostar do que faz. Principalmente, conhecer e acreditar em seu produto. Não se preocupar em vender, e sim, mostrar os benefícios que a pessoa terá ao adquirir o que você está divulgando”, Cassiene relata suas dicas.
Pesquisando em classificados de emprego, tanto na internet ou jornais, é possível observar que o mercado desse profissional está com enorme procura. Há muitas vagas sendo oferecidas por empresas de inúmeros segmentos. A agora Gerente Cassiene, conta que não é tão simples ir às instituições e ocupar tal cargo. “Hoje existem muitos divulgadores, mas não se preocupam com o cliente, ou seja, não trazem qualidade ao seu trabalho”, diz. E ela continua ao dizer que estão preocupados apenas com o salário, sendo que a maioria recebe comissão, “Há muita gente que fala que trabalha nessa área. Falar é fácil, só que eles não tem interesse em trabalhar como profissional da área de verdade. Querem apenas receber seu salário e nesse cargo isso não basta. Tem que querer e gostar de ganhar dinheiro, ou seja, não ser acomodado”, lamenta pelos maus funcionários da área contando outras dicas.
Ela deixa por fim, as técnicas que desenvolve para fazer seu trabalho no dia-a-dia. “Primeiro de tudo, eu tenho que conversar com o cliente para conhecê-lo melhor; Depois, falar da empresa e o produto o qual estou representando; Agora que aconteceram ambas as apresentações é hora de orientar e mostrar as qualidades do produto (se houver mais de um) para o cliente; Convencer que o projeto apresentado é uma oportunidade única; Em seguida, informar valores. Isso feito ouça e tenha paciência com persistência às objeções do cliente”, conta seus segredos a ex-divulgadora Cassiene Santos que ainda exerce a divulgação quando necessário.
Com todas essas informações não restaram muitas dúvidas aos interessados na área. Agora, basta preencher uma das inúmeras vagas oferecidas na área e boa sorte!

Silvia Martins
Comunicação Institucional