x

Construindo coletivamente o conhecimento: materiais de comunicação do Projeto Agroflorestar socializam saberes e práticas agroflorestais

Boletins informativos, cartilhas, vídeos e livros contam a história e os aprendizados de agricultoras e agricultores que praticam e vivem agroflorestas agroecológicas.

Curitiba/PR (DINO) 01/09/2016

Peças de mkt do Projeto Agroflorestar proliferam conhecimento acerca das agroflorestas . O objetivo principal destes materiais é oportunizar a reflexão e a avaliação da práxis agroflorestal, além de gerar referenciais no âmbito da comunicação.

O Projeto “Agroflorestar, cooperando com a natureza”, patrocinado pela Petrobras através do Programa Petrobras Socioambiental, é coordenado pela Cooperafloresta e vem sendo uma referência regional e nacional desde 2010, irradiando a agrofloresta agroecológica de diversas maneiras. Para isso, um dos eixos de atuação do Projeto é a sistematização de experiências, conhecimentos e resultados alcançados com o Projeto, produzindo boletins informativos, cartilhas, vídeos e livros.

O objetivo principal destes materiais é oportunizar a reflexão e a avaliação da práxis agroflorestal, além de gerar referenciais para serem socializados na perspectiva da sua multiplicação. Os boletins informativos são textos curtos, abordando aspectos técnicos ou temas específicos de forma resumida e acessível. As cartilhas são textos mais detalhados, em que se pode explorar mais a relação entre os conceitos e práticas agroflorestais. Os livros, por sua vez, reúnem mais informações e agregam uma linguagem mais técnica ou científica. Finalmente, os vídeos apresentam, de forma direta, as experiências agroflorestais dos agricultores e agricultoras envolvidos no Projeto. Aqui, é apresentado um pouco do que estes materiais trazem. Estes e outros materiais podem ser acessados, gratuitamente, no sítio da Cooperafloresta na internet: www.cooperafloresta.com.br.

Boletim informativo: Agroflorestas e sistemas agroflorestais no espaço e no tempo. Este Boletim conta como as paisagens das propriedades rurais dos agricultores e agricultoras da Cooperafloresta foram se modificando na medida em que as práticas agroflorestais foram sendo implementadas. Esta história foi sistematizada a partir de uma atividade de pesquisa junto aos agricultores agroflorestais, identificando como eram as propriedades antes e depois do envolvimento com a agrofloresta.

Boletim informativo: Fazer agrofloresta é fazer agricultura – uma boa agricultura. Neste material a prática agroflorestal é definida resumidamente, ficando claro que fazer agrofloresta é uma prática agrícola, na medida em que envolve uma série de intervenções e práticas de cultivo e manejo descritas no texto. Os resultados desta prática são apresentados em relação à diversidade de plantas e densidade de espécies. Estes resultados foram obtidos a partir do levantamento da vegetação em várias agroflorestas de famílias agricultoras associadas à Cooperafloresta.

Boletim informativo: Transporte por cabos: o desafio de atravessar vales, rios e montanhas. A região de atuação da Cooperafloresta e de todo o alto vale do Rio Ribeira é bastante declivosa. Para facilitar o transporte dos produtos agroflorestais, foram desenvolvidos sistemas de cabos de aço, semelhantes às “tirolesas”. Neste boletim, mostra-se, passo a passo, como montar e fazer funcionar estes sistemas, úteis em qualquer lugar com características de relevo semelhantes.

Boletim informativo: Fixação de carbono nas agroflorestas... e muito mais. O boletim aborda o debate sobre a importância da fixação do carbono no mesmo espaço das práticas agrícolas e florestais e indica como a agrofloresta agroecológica faz isso. Após, demonstra como foram feitas as pesquisas para determinar a taxa de fixação de carbono em agroflorestas desenvolvidas por agricultores e agricultoras da Cooperafloresta, indicando fórmulas e resultados.

Boletim informativo: Sistemas agroflorestais e a legislação ambiental. Este informativo apresenta os avanços e as dificuldades da legislação ambiental brasileira para a prática agroflorestal. Discute-se a aplicação de diferentes normas, apontando caminhos para a regulamentação das práticas atuais e necessidades de repensar alguns aspectos da legislação ambiental, no sentido da viabilização de práticas agrícolas sustentáveis.

Boletim informativo: Pesquisas na agrofloresta. Desde 2010, o Projeto Agroflorestar apoiou diversas pesquisas junto às famílias agricultoras e suas agroflorestas. Na região de Barra do Turvo/SP, Adrianópolis e Bocaiúva do Sul/PR, as pesquisas foram direcionadas para caracterizar, de diferentes maneiras, agroflorestas já consolidadas. Nos assentamentos Mário Lago (Ribeirão Preto/SP) e Contestado (Lapa/PR), estão sendo acompanhadas agroflorestas desde a sua implantação, monitorando aspectos do solo e da vegetação. Este boletim traz alguns resultados destas pesquisas, indicando o crescimento da fertilidade do solo, da diversidade biológica, da fixação de carbono e da renda, a partir da agrofloresta agroecológica.

Boletim informativo: Os solos e a agrofloresta. O material aborda o solo como um sistema vivo, geralmente não considerado dessa forma pela agricultura convencional. Este Boletim traz conceitos relacionados ao funcionamento do solo, práticas agroflorestais que se baseiam nestes conceitos e resultados de pesquisa que apontam para a melhoria da fertilidade do solo, de forma integrada com o aumento de produtividade e de biodiversidade.

Boletim informativo: A água e a agrofloresta. Já o conteúdo deste boletim aponta que a maior proporção de água doce disponível no planeta tem sido utilizada para a irrigação de grandes propriedades rurais. Por outro lado, o desmatamento, especialmente para a agricultura e a pecuária, tem sido a principal causa de secas no planeta. Este boletim traz conhecimentos sobre ecologia florestal e aspectos práticos relacionados a como manter e otimizar a água nos sistemas agroflorestais. Traz também resultados de pesquisa apontando como as agroflorestas têm sido eficientes para aumentar a permeabilidade da água no solo.

Boletim informativo: Árvores para uso em sistemas agroflorestais. Agrofloresta agroecológica não se faz com receitas, mas com observação, aprendizado prático e conhecimento. Neste processo, a experiência dos agricultores e agricultoras da Cooperafloresta e de assentamentos de reforma agrária vem percebendo espécies de árvores, espaçamentos e práticas de manejo que vêm dando certo.
Este Boletim procura sistematizar esta experiência, indicando consórcios, espécies e formas de manejo.

Boletim informativo: Sistemas agroflorestais – uso da sucessão e estratificação em consórcios entre lavouras e hortaliças. A sucessão e a estratificação ecológica são processos ecológicos que atuam em diferentes consórcios, e não somente considerando espécies arbóreas. Na experiência da Cooperafloresta e de assentamentos e reforma agrária vêm sendo testados.
Informações de contato

Josi Basso

Email

4199590506