x

Carreira: áreas estratégicas estão em alta no Mercado

Especialista aponta que fatores como autoconhecimento e histórico profissional são essenciais, porém, o coaching pode dar foco na busca por oportunidades de trabalho em áreas promissoras

Campinas, São Paulo (DINO) 28/09/2016

Um grande diferencial dos profissionais atuantes e que se destacam no mercado é o fato de não ficarem parados no tempo.

Em meio à crise financeira, a dificuldade da recolocação no mercado de trabalho é um dos efeitos negativos para os brasileiros. No entanto, segundo pesquisa solicitada pela Federação das Indústrias do Estado do Rio de Janeiro (Firjan) e desenvolvida pela Fundação Getúlio Vargas (FGV), há áreas estratégicas que continuam em alta até 2020, como o setor de serviços e de tecnologia. Para concorrer às oportunidades, fatores como recomendações e histórico profissional são importantes, assim como estar atualizado e ter um bom autoconhecimento.

Segundo Carla Beck, sócia-fundadora da Infinita EPH e consultora em desenvolvimento humano e organizacional, o profissional deve estar atento aos novos conhecimentos e habilidades exigidas, como se responsabilizar por diversas atividades. "É o profissional polivalente, que possui visão do sistema, que participa e está engajado com o todo, diferentemente do que se tinha em outros momentos, onde o profissional tinha uma percepção fragmentada do processo e da sua contribuição", explica.

De acordo com a consultora, um grande diferencial dos profissionais atuantes e que se destacam no mercado é o fato de não ficarem parados no tempo. "Que tipo de profissional você quer ser? Você levanta todos os dias com satisfação quando sai para o trabalho? Se sente realizado? Quando detecta acomodação a partir desses questionamentos, não identifica mais desafios e vê que o trabalho não está mais atendendo a seus propósitos, é hora de buscar recursos e auxílio para reorganizar sua carreira", ressalta Carla, enfatizando que a preocupação com essas questões deve existir mesmo quando se está empregado.

Além de estar disposto a realizar diferentes tarefas e se atualizar constantemente, é preciso levar em conta que o profissional é o protagonista de sua própria carreira. "Seus propósitos devem estar claros. Para isso, é necessário investir tempo e dinheiro e não ficar passivo diante das escolhas e decisões da organização", explica.

Novos rumos ou mesmo caminho

A conquista da nova vaga ou de um reposicionamento no mercado também pode ficar mais fácil com o auxílio de serviços específicos para quem busca uma oportunidade. O processo de coaching, por exemplo, ajuda o profissional a sair da rotina e amplia as percepções do candidato, para que ele tenha consciência de questões relacionadas a sua vida e a sua carreira. "A partir disso, você se responsabiliza e então realiza ações conscientes e percebe a evolução do que deseja. Consequentemente, você começa a visualizar e identificar os resultados. Se você não tem indicadores, não consegue perceber a melhoria. O processo de coaching te dá foco", afirma Carla Beck, acrescentando que, deste modo, o profissional começa a estabelecer prioridades, que refletem diretamente na velocidade do resultado.


Sobre a Infinita

Fundada por Carla Beck, Consultora em desenvolvimento humano e organizacional, com mais de 20 anos de experiência profissional. Graduada em Engenharia Química e Psicologia com e especialização em Administração da Produção, Psicologia Transpessoal e MBA Executivo em Desenvolvimento Humano de Gestores.

Além dessa bagagem de conhecimento, Carla se especializou também em Coach Profissional certificada pela ICC (International Coaching Community), Master Coach Sistema ISOR® em Life, Self, Executive Coaching, Team Coaching, Mentoring e Holomentoring pelo Instituto Holos e ICF (International Coach Federation). Eneacoach pela Escola de Eneagrama de Khristian Paterhan, Coach Comportamental pelo Instituto Edson de Paula, Formação em Coordenação de Dinâmicas de Grupo pela SBDG (Sociedade Brasileira de Dinâmicas de Grupo), Practitioner em PNL (Metaforum, NLP (Society of Neurolinguistic Programming), IANLP (The International Association for NLP) e NLP - IN (International Association of NLP Institutes).

A Infinita trabalha buscando a evolução consciente e global das pessoas, líderes e gestões, pois deste modo aumenta-se a lucratividade e o desempenho de maneira sustentável. Seus projetos são especialmente desenhados para atender as necessidades, estratégias e objetivos das empresas.
Informações de contato

Edvania

Email

19.3384.9336/19.987228001