x

Baumgarten, Rako e X-label criam terceiro maior grupo fabricante de rótulos do mundo

A empresa brasileira Baumgarten, líder de mercado nacional, e as alemães Rako e X-label, anunciaram fusão das três gráficas formando uma nova empresa com 30 plantas no mundo e cerca de 3 mil funcionários.

Blumenau, Santa Catarina (DINO) 30/09/2016

Estou feliz que o futuro da Baumgarten, com mais de 130 anos de história, está sendo construído para ser uma das maiores convertedoras de rótulos do mundo.

A Baumgarten, RAKO e X-label anunciam nesta sexta-feira (30/9) o acordo de fusão para se tornar uma das maiores e mais inovadoras empresas do mercado, com presença nas regiões de crescimento de seus clientes. Juntos, eles serão capazes de oferecer um portfólio de produtos mais amplo, processos mais eficientes e soluções inovadoras para seus clientes.

A fusão reúne três líderes regionais no setor da rotulagem, Grupo RAKO e X-label, da Alemanha, e o líder do mercado brasileiro, Baumgarten. A entidade recém-criada, que se estende ao redor do mundo desde América Latina passando pela Europa até a Ásia, é construída sobre um histórico de conquistas e sucessos das três empresas, que já possuem fortes posições dentro e fora de seus mercados domésticos. Juntos, eles formam um novo grupo que opera em 30 plantas industriais em todo o mundo, com mais de 3 mil funcionários e mais de 2 mil clientes de diferentes setores e indústrias, com um faturamento anual acima dos 500 milhões de dólares. Estes números notáveis em combinação com uma forte base financeira através do envolvimento do Dr. Andreas Jacobs e sua equipe da Genui, irá garantir o crescimento nos próximos anos de forma orgânica e com novas aquisições.

Adrian Tippenhauer, Sócio Gerente da RAKO, Jan Oberbeck, Sócio Gerente da X-label, e Fernando Gabel, Diretor Executivo da Baumgarten anunciam que: "Para todos nós, este é um passo importante e uma etapa adicional para atingir o próximo nível tanto para nós quanto para nossos clientes, dando continuidade ao processo de internacionalização e reforçando nossa posição de mercado, global e localmente. Além disso, esta empresa se tornará um campo fértil para empreendedores inovadores e criativos que querem fazer parte deste novo grupo, pois o sucesso só se alcança com parceiros fortes ".

Adicionalmente, a transação inclui uma sucessão para a família Baumgarten que confiará a direção do grupo para a nova matriz na Europa. "Pessoalmente, estou feliz que o futuro da Baumgarten, com mais de 130 anos de história, está sendo construído para ser uma das maiores convertedoras de rótulos do mundo. A parceria é baseada na confiança e na certeza de que podemos criar algo maior e melhor juntos ", diz Ronaldo Baumgarten Junior.

A equipe de liderança global da nova empresa será composta pelos executivos que levaram suas empresas para grandes posições no mercado até a presente data, sendo ela Matthias Kurtz e Adrian Tippenhauer da RAKO, Tim Fiedler e Jan Oberbeck da X-label e Fernando Gabel da Baumgarten.

A matriz do novo grupo será localizada em Witzhave, perto de Hamburgo, Alemanha. Matthias Kurtz (Operações), Adrian Tippenhauer (Vendas e Desenvolvimento de Negócios), Tim Fiedler (Finanças) e Jan Oberbeck (Vendas e Desenvolvimento de Negócios) serão os co-CEO's do novo grupo fundado.

• A fusão está sob revisão dos órgãos reguladores da Alemanha e o fechamento da transação é esperado ainda este ano.
• A integração de todas as empresas está atualmente em fase de planejamento. O início e a finalização do processo estão previstos para acontecer durante o ano de 2017.
• Todas as empresas irão operar dentro de suas estruturas legais até novo aviso.
• O nome da entidade recém-criada será anunciado em breve após o fechamento da transação.

Ana Paula Fanton