x

Analista financeiro Jaime Garcia Dias diz como equilibrar as contas para o segundo semestre

Jaime Garcia Dias explica como sair do aperto do início do ano fazendo um controle simples no seu dia a dia

Rio de Janeiro (DINO) 6/8/2015

Jaime Garcia Dias sempre recomenda o consumidor pesquisar preços!

O orçamento doméstico sempre fica mais apertado com as grandes despesas no início de cada ano. Matrícula dos filhos na escola, IPTU, IPVA, férias. Além disso, o consumidor ainda pagou as contas que são fixas no orçamento, como luz e água. O problema foi que no início de 2015 algumas dessas contas sofreram reajustes e aumentaram. Isso fez com que o empréstimo nos bancos aumentasse, o cheque especial passou a ser mais comum, e as famílias sacrificaram algumas regalias da vida doméstica.

Como manter as contas equilibradas e parar de sofrer no segundo semestre do ano? Nessa entrevista, confira as dicas do analista financeiro Jaime Garcia Dias para você não se enrolar:

Como a dona de casa pode controlar os gastos no dia a dia?
Jaime Garcia Dias: O ideal é fazer um levantamento de cada e todo ganho mensal . Eu sempre sugiro uma planilha, em papel mesmo. Lembre tudo o que você e a sua família gastam e qual o propósito do gasto, como transporte, alimentação, saúde, lazer, entre outros. Dessa forma, você pode ver quais são os seus gastos e identificar se eles foram essenciais ou se são supérfulos. Assim fica mais simples restringir ou diminuir aqueles gastos que não são necessários, e o seu dinheiro vai começar a sobrar no fim do mês ao invés de faltar.

O que a gente acaba esquecendo que pode influenciar o orçamento da casa?
Jaime Garcia Dias: As pessoas tendem a gastar mais do que ganham . Muita gente esquece disso e não pensa antes de comprar. Pensar no final do mês é essencial para manter o seu orçamento equilibrado. Além disso, você tem que se lembrar dos imprevistos, como ficar sem emprego ou ficar doente. Esse tipo de situação não tem momento certo para acontecer e todos nós devemos nos preparar e ter uma reserva financeira para cada situação. Assim, o seu orçamento não será comprometido.

Comprar à vista é melhor do que a crédito?
Jaime Garcia Dias: Comprar à vista é definitivamente sempre melhor . Tente economizar o custo da prestação de 24 por 12 meses, por exemplo, caso não consiga comprar à vista. Negocie descontos com os lojistas, em torno de 10%, caso pague à vista: essas são as taxas cobradas pelas companhias de cartão de crédito. Evite pegar dinheiro emprestado. No nosso país, as taxas de juros são absurdas e as maiores do mundo. Para quem está tentando equilibrar o orçamento, esta é a pior solução.

O que mais interfere no orçamento doméstico?
Jaime Garcia Dias: Além do que já foi dito, eu sempre recomendo o consumidor pesquisar preços! Alguns minutos ou horas de pesquisa podem representar uma economia muito grande. Utilize a internet para comparar os custos antes de ir à loja e vá com mais poder de barganha negociar com os vendedores. Verifique cupons de desconto e promoções da semana de supermercados para poder aproveitar as melhores condições.
Informações de contato

Notícias Public Relations

Email

Jaime Garcia Dias

1130428847